FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÃCIAS

24/04/2014

VIPAL BORRACHAS MOSTRA A FORÇA DE SUA PRESENÇA INTERNACIONAL NA PNEUSHOW-RECAUFAIR 2014

- Exportadora para 90 países, Vipal Borrachas possui centros de distribuição na América do Sul, América do Norte e Europa, além de suas três fábricas no Brasil.
- Pioneira, Vipal Borrachas lança a banda VL130 ECO, primeira banda de rodagem da América do Sul validada pelo Programa norte-americano SmartWay Transport.
- Entre os lançamentos na feira está o pneu para moto ST400 da marca Vipal.

O ESTANDE DA VIPAL É NA RUA N, ENTRE AS RUAS 2 E 3

Uma empresa brasileira com forte presença nos cinco continentes do planeta, responsável por abastecer mais de 90 países e de desenvolver produtos específicos para melhor desempenho em diferentes regiões. Essa é a Vipal Borrachas, líder na América Latina e uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma de pneus. E é justamente esse grande alcance da Vipal no mercado internacional que está em evidência durante a Pneushow-Recaufair 2014, Feira Internacional da Indústria de Pneus, que acontece de 23 a 25 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Todo pioneirismo, tecnologia e alta qualidade que sempre caracterizaram a Vipal, aliado a seu know how de mais de 40 anos pelas estradas do mundo inteiro, podem ser conferidos pelos visitantes da feira. São produtos e serviços que formam uma solução completa em todo o ciclo de vida do pneu, desde a reforma até o pneu novo, destinadas a todos os segmentos do transporte, seja de carga, passeio, moto, agrícola, OTR ou veículos industriais.
A Vipal viabiliza um atendimento global e uma estrutura comprometida com todos os mercados em que atua. Para atender às especificidades de cada local, que vão desde requisitos técnicos até diferenças culturais, geográficas e de legislação, a empresa investe no desenvolvimento de produtos específicos para melhor desempenho em diferentes regiões. Igualmente, mantém reformadores autorizados, equipes regionais permanentes e centros de distribuição próprios em localidades estratégicas de modo a dar todo suporte aos clientes internacionais.
Isso tudo garante à Vipal uma forte presença no exterior. Com exportações em crescimento constante há 10 anos consecutivos, a Vipal fechou 2013 na casa dos 130 milhões de dólares de vendas ao mercado externo, e tem como principais praças exportadoras a Europa, a América Latina e os Estados Unidos. Atualmente, além de suas três fábricas no Brasil, possui filiais e Centros de Distribuição (CD) nos Estados Unidos, México, Espanha, Alemanha, Eslovênia, Austrália, Colômbia, Argentina e Chile. Este ano, será aberto mais um CD: na Inglaterra.

REDE AUTORIZADA
Toda a gama de produtos e serviços oferecidos pela Vipal estão respaldados pela maior rede de reformadores do Brasil, a Rede Autorizada Vipal. Capaz de manter a alta qualidade de serviços e produtos, a Rede Vipal conta com o suporte técnico e comercial de 310 reformadores na América Latina, dos quais 240 no Brasil, mais do que o dobro das reformadoras em relação à segunda colocada. Só quem pertence à Rede Vipal pode contar com todos os benefícios que isso traz, como as bandas de alto desempenho DVUM3 (carga e transporte urbano), DV-RT2 (carga rodoviária) VP430L (VUC’s) e VI600 (industrial), entre outras, bem como pneus novos da marca Fate, parceira da Vipal. Outra destas vantagens é o RQG (Reforma Qualificada e Garantida), o mais abrangente programa de garantia do mercado de reforma de pneus - é o único que cobre a reforma e a carcaça do pneu até a terceira vida para as principais marcas de pneus de carga.
Igualmente, a rede de reformadores da Vipal conta com o Protrans (Programa de Orientação ao Transportador), que disponibiliza uma série de serviços para melhoria do desempenho dos frotistas, como treinamento e orientação de gestores e funcionários para o melhor gerenciamento dos pneus; o cartão BNDES, o qual permite ao transportador reformar seus pneus de forma parcelada em até 48 meses; bem como a UniVipal, universidade corporativa da Vipal Borrachas que presta-se a ser um verdadeiro polo de conhecimento e difusor sobre reforma de pneus.

PNEUS DE MOTO
O pneu de moto mais resistente do mercado. Todo o conhecimento, know-how e tecnologia dos compostos de borracha e estrutura dos pneus adquiridos pela Vipal no segmento de reforma de pneus ao longo dos seus mais de 40 anos são empregados na sua linha de pneus de moto. Assim, desde 2012, a empresa investe na fabricação de pneus novos para motocicleta com sua marca própria, dominando, deste modo, o ciclo de vida de um pneu, da produção até a destinação adequada do pneu inservível. Todos estes predicados resultaram na alta tecnologia do pneu de moto Vipal, comprovadamente 15% mais resistente do que todas as outras marcas de pneu de moto do segmento urbano.
Pois o ST400, novo pneu de moto da marca, é sinônimo também de durabilidade tanto da carcaça quanto da câmara de ar. Isso porque, tal como os outros desenhos de sua linha, as lonas que constituem a estrutura têxtil dos pneus Vipal são compostas por fios de nylon mais grossos e em maior quantidade do que os outros modelos do mercado. Na prática, o motociclista conta com um pneu mais resistente a furos e outros danos aos quais os pneus estão sujeitos no dia a dia. A banda de rodagem deste novo pneu tem desenho esportivo, que lhe garante uma aparência estética mais atraente e lhe garante maior estabilidade nas curvas. Hoje, além do ST400, os pneus de motos Vipal estão disponíveis em todo Brasil na modalidade street (ST200, ST300 e ST400), desenvolvida para o uso em vias urbanas, trail (TR300), indicada para todos os tipos de terreno, e cross (CR300), destinada à prática de trilhas em geral. Saiba mais em: www.vipalpneus.com.br.

TECNOLOGIA VIPAL
A Vipal é reconhecida mundialmente por sua tecnologia. Por isso um de seus destaques na Pneushow-Recaufair é o que esta tem de mais avançado, que vai desde a elaboração de produtos até suas modernas fábricas. A de Feira de Santana, na Bahia, por exemplo, é certificada com o ISO 9001 e mantém em sua estrutura práticas de respeito ao meio ambiente, como aproveitamento de água da chuva, sistema de tratamento de efluentes, conforto térmico dos pavilhões industriais (isolamento térmico e ventilação), iluminação natural, cinturão verde, entre outros. Já no parque fabril de Nova Prata, a Vipal conta com o CPT - Centro de Pesquisa e Tecnologia, um laboratório de alta tecnologia e estudos avançados, e o Vipaltec, centro de testes acreditado pelo Inmetro que disponibiliza serviços a todo o segmento de pneus.
No que se refere a produtos, a Vipal alia tecnologia com preservação ambiental ao lançar a banda de rodagem de alto padrão VL130 ECO, uma de suas novidades na Pneushow-Recaufair. Além de seu desenho e composto especialmente desenvolvidos para proporcionar maior economia no consumo de combustível, é a primeira linha da Vipal validada pela EPA (Environmental Protection Agency), dos Estados Unidos, no programa SmartWay Transport, que incentiva os transportadores a utilizarem produtos que economizem combustíveis e proporcionem uma redução na emissão de gases na atmosfera. Esta é a primeira vez no mundo que um programa deste tipo regulamenta bandas de rodagem, e a Vipal se torna, assim, a pioneira na América do Sul neste sentido. A baixa resistência ao rolamento da VL130 ECO gera menos calor, garantindo menor fadiga da carcaça e contribuindo para elevar o índice de recapabilidade do pneu. A escultura dos sulcos foi desenhada para minimizar a retenção de pedras e outros objetos. Indicada para utilização nos eixos livres de veículos do segmento de transporte rodoviário de carga, possui ombros arredondados projetados para reduzir os efeitos do arraste lateral.

VIPAL INDUSTRIAL
São mais de 40 anos aperfeiçoando tecnologias e processos no segmento de borrachas. Isso dá a Vipal o know-how e a expertise para produzir compostos de borracha para todos os segmentos e para os mais diversos tipos de produtos de alta performance, além de pisos e laminados.
Uma das principais mostras dessa alta tecnologia industrial da Vipal é o Safe Oil. Tudo que é fabricado pela marca traz este conceito, uma vez que a empresa é pioneira no Brasil em abolir de suas linhas de produção os “óleos altamente aromáticos”, que contêm componentes que trazem riscos ao meio ambiente. Trata-se de uma exigência do Inmetro para pneus novos que passa a valer em 2016, mas que a Vipal, precursora, estendeu com três anos de antecedência a todos os seus produtos, inclusive bandas para reforma, pois entende que esta questão também é de responsabilidade do segmento de reforma de pneus

REPAROS DE PNEUS
Um item essencial no processo de reforma dos pneus são os materiais de conserto conhecidos como manchões. Desenvolvidos para reparar danos nos pneus de maneira que estes voltem a ter a mesma resistência à capacidade de carga original, os manchões são elaborados de acordo com a necessidade de recuperação sem prejudicar a flexibilidade da estrutura da carcaça, acompanhando a rigidez de cada área do pneu. A Vipal Reparo de Pneus oferece uma linha completa de manchões para pneus utilizados em todas as aplicações e tipos de veículos. Destaque para os Manchões RA (Radial Aramida) construídos com lonas da aramida, material 5 vezes mais resistente do que o aço. Devido à alta resistência da aramida, estes manchões podem ser produzidos com um menor número de lonas, tornando-se mais leves e flexíveis.
Além do manchão, outro item importante na hora de reparar um pneu é o remendo. Para isso, a Vipal traz como solução o avançado Remendo ECO. Produto inovador desenvolvido pela Vipal, os remendos são materiais de conserto para câmaras de ar produzidos com matérias-primas de fontes renováveis, tais como borracha natural, plastificantes de origem vegetal e compostos que utilizam sílica de casca de arroz. Em alguns itens, o percentual de matérias primas verdes chega a 90%.
Isso tudo e muito mais estará no estande da Vipal na Pneushow-Recaufair 2014. Como se vê, atrações não faltam!

Sobre a Vipal
A Vipal Borrachas - www.vipal.com.br - foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e três centros de distribuição no Brasil. A empresa exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte. Europa e Oceania.
A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO 9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.

FONTE: Martha Becker Comunicação Corporativa

COMPARTILHE: