FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÃCIAS

19/01/2009

Uniborsul elabora planejamento estratégico

Uniborsul elabora planejamento estratégico

Grupo é composto por 18 MPEs fabricantes de artefatos de borracha
 

Definir prioridades e organizar ações com foco em resultados são os objetivos do planejamento estratégico que está sendo elaborado pelo Grupo Setorial Metalmecânico Uniborsul ? União de Fabricantes de Produtos de Borracha do Rio Grande do Sul. O trabalho, que definirá ações para os próximos dois anos, será finalizado em janeiro de 2009, após cinco encontros do grupo realizados com um consultor especializado. O Uniborsul, composto por 18 micro e pequenas empresas (MPEs) fabricantes de artefatos de borracha sediadas nas regiões do Vale dos Sinos e Metropolitana de Porto Alegre, integra o Pólo Setorial Metalmecânico Vale dos Sinos, projeto impulsionado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). Na última quinta-feira, 11 de dezembro, os empresários realizaram a primeira reunião. Os demais encontros ocorrerão em janeiro, em datas ainda não definidas.

De acordo com o consultor do Sebrae/RS, Rogério Hickel, responsável por orientar o grupo de empresas na elaboração do planejamento estratégico, trabalhar as ações de um grupo é diferente do planejamento de uma única empresa, pois não há subjetividade. Conforme Hickel, serão analisados uma série de aspectos: "Faremos uma análise da situação econômica, política e social da região, bem como da questão do meio ambiente e da tecnologia e das necessidades das empresas. A idéia é definir ações estratégicas baseadas nesse contexto", explica.

O grupo, conforme o assistente-técnico do Sebrae/RS, Saulo Roberto Henrich Morschel, já tem algumas ações programadas para o ano que vem. "O planejamento será importante tanto para o grupo, que poderá se organizar para usufruir de todas essas ações, quanto para o Sebrae/RS, que poderá adequar as atividades de acordo com as necessidades e prioridades das empresas", afirma.

Entre as principais ações realizadas, em 2007, pelo Uniborsul, destaque para exposições e missões empresariais na Expodireto e na Mercopar ? Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, no Rio Grande do Sul; na Feira Sul-Americana de Fundição (Fenaf), em São Paulo; e, na Intermaq, em Santa Catarina. O grupo também participou de uma Rodada de Negócios, realizada no IV Encontro Metalmecânico do Vale do Sinos; de prospecções de mercados e de compras conjuntas feitas por meio da Central de Negócios.

Morschel destaca, ainda, a qualificação das empresas em um programa de consultorias tecnológicas e ambientais para melhorias de produtos, processos e tratamento de resíduos sólidos, além da implantação de um sistema de gestão financeira e do Bônus Metrologia, que possibilita às empresas acesso, a um menor custo, aos serviços de calibração de instrumentos de medição, análises em produtos e matérias-primas diversas, ensaios e outros testes disponíveis nos diversos laboratórios filiados à Rede Metrológica do Rio Grande do Sul. A rede atua em parceria com o Sebrae/RS.

Rubem Duarte, diretor da RD-Flex, empresa integrante do Uniborsul, ressalta que participar de ações coletivas é sempre muito proveitoso e, que, a partir de 2009, o trabalho será ainda mais positivo, pois os empresários agora estão conscientes da importância do associativismo. Fundada em 1995, a RD-Flex, com sede em São Leopoldo, fabrica acoplamentos flexíveis para transmissão de potência, utilizados em motores.

O Grupo Setorial Metalmecânico Uniborsul - União de Fabricantes de Produtos de Borracha do RS, criado em 2004, é composto por 18 micro e pequenas empresas fabricantes de artefatos de borracha, sediadas nas regiões do Vale do Rio dos Sinos e Metropolitana, produtoras de autopeças, componentes para calçados e para a indústria metalmecânica, reparadores de pneus e outros.

O Pólo Setorial Metalmecânico Vale dos Sinos foi criado em janeiro, mas o Sebrae/RS realiza ações para o setor desde 2003. O projeto beneficia 112 micro e pequenas empresas do setor metalmecânico da região do Vale do Sinos, transformadoras de metais, produtoras de fundidos, componentes e peças técnicas de borracha. O objetivo do Pólo é aumentar o faturamento das empresas por meio da ampliação do número de clientes, do aumento da produtividade, da implementação de práticas de excelência em gestão e da melhoria dos processos.

Entre os principais parceiros do pólo, estão o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindimetal), o Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão (Cetemp), o Centro Tecnológico de Polímeros (Cetepo) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e o Sindicato da Indústria da Borracha do Rio Grande do Sul (Sinborsul).


 

COMPARTILHE: