FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÃCIAS

26/10/2011

INDÚSTRIA GAÚCHA PARTICIPA DA AGENDA PARA COMPETITIVIDADE NO ENAI

No primeiro dia do Encontro Nacional da Indústria (Enai), nesta quarta-feira (26), os participantes debateram a agenda do Brasil para a competitividade, as transformações da globalização e o papel dos empresários nas decisões governamentais sobre o futuro do País. Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento reúne em São Paulo, até amanhã, cerca de 2 mil empresários. A comitiva gaúcha, liderada pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, conta com 62 integrantes, representando 35 entidades sindicais. O Vice-Presidente do SINBORSUL, Gilberto Brocco, faz parte da comitiva.

No abertura do 6º Enai, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, declarou que "é necessário agir, falar, se fazer ouvir". O dirigente defendeu como essencial a participação dos empresários nas decisões do Congresso Nacional e do governo federal. "Não podemos estar ausentes dos ambientes onde acontece a construção de políticas. São processos complexos, exigem mobilização para se obter avanços. Ausência será omissão, se tornará custos para as empresas e a consequência será um País com menor capacidade de crescer", enfatizou.

De acordo com Andrade, a CNI monitora, atualmente, mais de 130 políticas públicas e mais de 4.500 projetos de lei, enquanto sua congênere britânica acompanha menos de 20 projetos. "Essa avalanche revela importantes disfunções do nosso sistema político. Foi difundida no Brasil a ideia de que o trabalho do Congresso é produzir projetos de lei e Brasília se tornou uma verdadeira fábrica deles. O problema vem do fato de que uma parte importante desses projetos é puro combustível para a indústria do Custo Brasil", criticou.

Com o tema Fortalecimento da Competitividade da Indústria Brasileira, a programação do encontro prevê ainda debates e palestras sobre o regime fiscal, educação, infraestrutura, meio ambiente, entre outros. Os palestrantes são empresários de destaque no cenário nacional, autoridades públicas e especialistas em economia, sociedade e política, questões que influenciam o desenvolvimento da indústria e a inserção do Brasil no mercado globalizado.
 

ENAI

COMPARTILHE: