FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÍCIAS

12/04/2013

GIGANTE MUNDIAL DA BORRACHA

- Borrachas Vipal está presente em mais de 90 países nos cinco continentes
- De 2004 até hoje as exportações da Vipal cresceram 10 vezes. Em 2012 foram mais de US$ 100 milhões
- Vipal é responsável por 80% das exportações brasileiras de banda pré-moldadas

O Brasil pode se orgulhar de ser o principal exportador de produtos para reforma de pneus do mundo, e esse titulo se deve essencialmente a Borrachas Vipal. Líder na América do Sul e uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma de pneus, a empresa é responsável por abastecer todos os continentes, tendo como principais mercados a América Latina, a Europa e os Estados Unidos.

Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas na cidade de Nova Prata, Rio Grande do Sul, e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e três centros de distribuição no Brasil. Além disso, possui em Nova Prata um centro de tecnologia de ponta. Todos esses fatores tornam a Vipal uma empresa premium no mercado de reforma de pneus no mundo.

Crescimento constante
A Borrachas Vipal responde por 80% das exportações brasileiras de bandas pré-moldadas. Segundo o Diretor Comercial da Vipal, Plinio de Luca, “hoje a Vipal exporta 30% do volume do que é produzido. O volume de exportações da empresa cresce ano a ano.” O executivo destaca que, em oito anos, a empresa registrou um aumento de 10 vezes no seu valor de exportações.

A Borrachas Vipal se consolida a passos largos como uma das principais empresas mundiais do segmento de reforma de pneus, com exportações acima de $ 100 milhões de dólares por ano. Todo esse crescimento se dá apesar das dificuldades atuais do cenário econômico mundial, “Mesmo com o atual cenário de crise na Europa, nossos resultados são bastante positivos, pois ultrapassamos a marca dos $ 100 milhões de dólares por ano, e isso é expressivo para qualquer empresa exportadora”, considera.

Presente no mundo todo, líder em vários países
A Borrachas Vipal exporta hoje para mais de 90 países nos cinco continentes. Para atender às especificidades do mercado internacional - que vão desde requisitos técnicos até diferenças culturais, geográficas e de legislação -, a empresa investe no desenvolvimento de produtos específicos para melhor desempenho em diferentes regiões. Além disso, mantém reformadores autorizados, equipes e centros de distribuição próprios em localidades estratégicas, para dar todo suporte aos clientes internacionais.

As exportações de empresa iniciaram em 1982 para o Chile. De lá para cá, outras importantes frentes foram sendo agregadas. “Isso é resultado do forte investimento da Vipal no mercado externo, o que demonstra uma postura pioneira e confiante, mesmo em mercados mais exigentes, como os da Europa e Estados Unidos”, relata Plinio.

A Vipal tem como maiores importadores a Argentina e os Estados Unidos. Porém, ao longo dos anos, manteve uma política de agregar constantemente novos mercados, ampliando sua participação. Desde 2004, os números de exportação da empresa só têm aumentado, crescendo 10 vezes num período de oito anos.

A Vipal mantém posição de destaque em vários países onde atua, atingindo elevados índices de participação em mercados de extrema exigência. Na Europa, se destacam as participações de mercado na Espanha (25%), Reino Unido (20%), Portugal (20%), Bósnia (25%) e Croácia (25%). Na América Latina a liderança é absoluta: Chile (45%), Argentina (30%), Paraguai (50%), Uruguai (40%) e Bolivia (40%).

No México a Vipal fincou bandeira em 2004 e, hoje, responde por 10% do mercado local, mantendo naquele país um Centro de Distribuição e uma equipe regional permanente. “Seguindo nosso planejamento, em 2011 consolidamos nossa presença na Colômbia, com um novo Centro de Distribuição, e em 2012 ampliamos a nossa participação na Austrália” afirma o executivo. Hoje temos Centros de Distribuição nos Estados Unidos (um na Flórida e outro na Virgínia), Espanha, Alemanha e Eslovênia. Para viabilizar um atendimento global de excelência , a estrutura internacional da Vipal conta com filiais na Argentina, Chile, Colômbia, México, Estados Unidos, Espanha, Eslovênia e Alemanha, com equipes regionais permanentes e Centros de Distribuição.

Bandas pré-moldadas: carro-chefe
O produto mais vendido no exterior são as bandas pré-moldadas, que representam 40% das nossas exportações. “Se olharmos a pauta de exportações destes itens, a grande exportadora é a Vipal”, afirma Plinio de Luca. O grande salto que da empresa ocorreu em 2004, com a ampliação da capacidade produtiva da empresa. “Fomos crescendo internacionalmente e nos consolidamos como uma empresa de ponta num mercado exigente, e o mercado reconhece nossa qualidade, credibilidade e competitividade”, finaliza.

Mercado Brasileiro
No mercado interno, a Vipal é líder absoluta e, ao longo de seus 40 anos, a serem completos em 2013, ajudou a construir a cultura da reforma de pneus em todo o território nacional. “Para cada quatro pneus de caminhão que circulam atualmente no País, um é reformado com produtos Vipal” afirma Eduardo Sacco , gerente de Marketing da Vipal.

O Brasil é o segundo mercado mundial no segmento, atrás somente dos Estados Unidos. Conforme dados da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), a reforma repõe no mercado mais de 7,6 milhões de pneus da linha caminhão/ônibus, proporcionando uma economia real ao setor de transportes em torno de 5,6 bilhões de reais/ano.
 

Sobre a Vipal
A Borrachas Vipal- www.borrachasvipal.com.br - foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e três centros de distribuição no Brasil. A Vipal exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte e Europa.
A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO 9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.
Compõem o Grupo Vipal: Borrachas Vipal, Fate Pneus do Brasil, Banco Vipal e BR Plásticos S/A.
 

FONTE: Martha Becker Comunicação Corporativa

GIGANTE MUNDIAL DA BORRACHA
GIGANTE MUNDIAL DA BORRACHA
GIGANTE MUNDIAL DA BORRACHA

COMPARTILHE: