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06/08/2014

DESCUIDO E MÁ UTILIZAÇÃO SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DA SOLTURA DE BANDAS DE RODAGEM NAS ESTRADAS

Os pedaços de borracha, conhecidos como “jacarés”, são causados pela falta de manutenção tanto de pneus novos quanto reformados.
A má utilização do pneu, seja ele novo ou reformado, é a principal causa da soltura de bandas de rodagem nas estradas. A Vipal Borrachas, líder na América Latina e uma das maiores fabricantes mundial de produtos para a reforma de pneus, se junta a Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR) e ao Tire Retread & Repair Information Bureau (TRIB) para esclarecer sobre a procedência dos chamados “jacarés”. As duas organizações ressaltam que esses pedaços de borracha são consequência da manutenção inadequada e descuidos na utilização dos pneus.
O descolamento da banda de rodagem ou do pacote de cinturas acontece na maioria dos casos por falta de controle da pressão do pneu, geralmente abaixo do especificado pelo fabricante do veículo, e descuido na sua manutenção. A TRIB ressalta essa questão através de um estudo feito pelo Departamento de Polícia do Estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Os resultados comprovam que 86% dos jacarés inspecionados foram causados por pneus com pressão abaixo do recomendado.
Outros fatores relevantes, de acordo com a TRIB, são a sobrecarga e a superação do limite de velocidade especificada para o pneu. O estudo feito pelo departamento norte-americano comprovou que, na sua grande maioria, os problemas com jacarés são ocasionados por falta de manutenção e cuidado, fatores que fogem ao controle de fabricantes e reformadores de pneus.
Dessa forma, a importância da manutenção correta dos pneus é evidente, por isso a Vipal ressalta também a necessidade do transportador trabalhar com um reformador qualificado. Além de contar com uma Rede Autorizada (310 reformadoras na América Latina), a Vipal mantém equipes regionais permanentes e centros de distribuição em localidades estratégicas de modo a fornecer amplo suporte técnico tanto no Brasil quanto no exterior.
Ainda sobre o quesito desempenho, é importante reforçar que o pneu reformado oferece ao seu usuário a mesma segurança que um produto novo. Atualmente existem diversas certificações que no mundo todo que atestam a qualidade destes produtos. O Departamento de Transporte dos Estados Unidos, por exemplo, valida os pneus reformados de passeio, 4X4 e caminhonetes. No Brasil, as unidades reformadoras de pneus devem possuir o registro do INMETRO, órgão regulador de normas técnicas no país, para poder operar.
Confira abaixo as dicas Vipal para manter os pneus de carga em bom estado e aptos a serem reformados quando for a hora certa:
· Calibrar os pneus periodicamente quando estiverem frios e com as pressões de enchimento recomendadas;
· Utilizar nitrogênio na calibragem dos pneus;
· Realizar rodízio periodicamente;
· Manter sempre as rodas limpas, livres de oxidação e em bom estado de conservação;
· Realizar inspeções periódicas para controle do desgaste da banda de rodagem;
· Efetuar balanceamento e alinhamento periodicamente;
· Montar e desmontar os pneus com ferramentas adequadas;
· Retirar o pneu para a reforma no momento certo;
· Aplicar os consertos de pneus e câmaras de ar, com produtos adequados e mão de obra especializada;
· Realizar a reforma em reformadores autorizados que ofereçam produtos de qualidade e garantia de serviços;
· Não rodar com o veículo sobrecarregado;
· Utilizar os freios adequadamente;
· Escolher o tipo de desenho de banda de rodagem adequada para a aplicação para o qual o veículo está destinado. Cada tipo de terreno exige um tipo específico de banda de rodagem.

A Vipal no mundo
Presente em todos os continentes, a Vipal recentemente destinou uma de suas três fábricas no Brasil somente para a produção de exportações. A Vipal tem como principais mercados a Europa, a América Latina e os Estados Unidos. Para atender às especificidades de cada local, que vão desde requisitos técnicos até diferenças culturais, geográficas e de legislação, além de manter reformadores autorizados, equipes regionais permanentes e centros de distribuição próprios em localidades estratégicas, a empresa investe no desenvolvimento de produtos específicos para um melhor desempenho em diferentes regiões.
Atualmente, somando-se a suas três fábricas no Brasil, a Vipal possui filiais e Centros de Distribuição nos Estados Unidos, México, Espanha, Alemanha, Eslovênia, Austrália, Colômbia, Argentina e Chile. Tudo isso para viabilizar um atendimento global de excelência, com a estrutura eficiente e comprometida que só uma empresa que conhece as estradas do mundo todo pode oferecer.

Sobre a Vipal
A Vipal Borrachas - www.vipal.com.br - foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e três centros de distribuição no Brasil. A empresa exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte. Europa e Oceania.
A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO 9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.

FONTE: Martha Becker Comunicação Corporativa

DESCUIDO E M UTILIZAO SO AS PRINCIPAIS CAUSAS DA SOLTURA DE BANDAS DE RODAGEM NAS ESTRADAS
DESCUIDO E M UTILIZAO SO AS PRINCIPAIS CAUSAS DA SOLTURA DE BANDAS DE RODAGEM NAS ESTRADAS

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