FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÃCIAS

03/04/2013

BANDAS ECO DA VIPAL ANTECIPAM NOVAS EXIGÊNCIAS DO INMETRO PREVISTAS PARA 2015

Estar sempre atenta às mudanças e preocupada em lançar produtos sustentáveis através de pesquisa e desenvolvimento. Assim é a Vipal, líder no mercado brasileiro e na América Latina e uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma de pneus, que mais uma vez antecipa tendências do mercado de pneus, adequando-se antes de todos às futuras regulamentações. Trata-se da portaria 544 do INMETRO de 25 de outubro de 2012, que determina a certificação de pneus em relação à aderência em pista molhada, nível de emissão de ruídos e eficiência energética, que se traduz em segurança e redução do consumo de combustível. É o caso das bandas pré-moldadas Vipal ECO, tecnologia exclusiva e pioneira da marca lançadas em 2009, portanto, sete anos antes da exigência do INMETRO.

Essa avançada tecnologia, contém compostos e desenhos exclusivos que garantem menor resistência ao rolamento, menor consumo de combustível e maior rendimento quilométrico. Somado a isso, a banda ECO é um produto que vai além da economia com a reforma, pois contribui também com o meio ambiente e com sucesso da atividade do transporte.

“Mesmo sem a obrigatoriedade da regulamentação, a Vipal, antecipou a tendência esta oferecendo solução ao transportador”, destaca Eduardo Sacco, Gerente de Marketing da Vipal. É o que comprovam importantes transportadoras do país, como Dalçóquio, TW Transportadora e Ereno Dörr, que adotaram pneus reformados com as bandas ECO em suas frotas, obtendo, assim, economia considerável de combustível. As bandas ECO da Vipal possibilitam aos transportadores até 10% de redução no consumo de combustível e até 6% a mais de rendimento quilométrico.

Conforme estabelecido na regulamentação, o consumidor terá acesso às informações sobre cada marca de pneu através do uso de uma etiqueta, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), muito semelhante a que está sendo implementada este ano na Europa*. No Brasil, segundo a portaria do INMETRO, a etiqueta deverá acompanhar o pneu novo a partir de 2015.

Mais sobre o assunto
Na Europa, todo pneu vendido ttraz uma etiqueta com dados sobre eficiência no consumo de combustível, aderência em piso molhado e nível de ruído. O programa, que lembra o existente para itens da linha branca (obrigatório) e veículos (facultativo), passará a ser compulsório em pneus produzidos no Brasil a partir de 2015.
A letra A representa a melhor prestação na categoria e a G, a pior. O ruído será grafado em decibéis e “ondas”. Uma onda representa o pneu mais silencioso e três, o mais barulhento. A norma também versa sobre a aderência e eficiência energética do pneu, o que influi diretamente na segurança e no consumo de combustível.
No Brasil, a certificação está a cargo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o qual verifica os mesmos aspectos contemplados no programa europeu.
Esses fatores interferem nos níveis de segurança, consumo de combustível, emissões de CO2 e poluição sonora.

Sobre a Vipal
A Borrachas Vipal - www.borrachasvipal.com.br - foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e três centros de distribuição no Brasil. A Vipal exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte e Europa.
A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO 9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.
Compõem o Grupo Vipal: Borrachas Vipal, Fate Pneus do Brasil, Banco Vipal e BR Plásticos S.A.
 

FONTE: Martha Becker Comunicação Corporativa

BANDAS ECO DA VIPAL ANTECIPAM NOVAS EXIGÊNCIAS DO INMETRO PREVISTAS PARA 2015
BANDAS ECO DA VIPAL ANTECIPAM NOVAS EXIGÊNCIAS DO INMETRO PREVISTAS PARA 2015

COMPARTILHE: